domingo, 26 de junho de 2011

FLASHBACK
Bagatelas da quinzena
            O Bureau of Investigative Journalism revelou que a Comissão Europeia, entre 2006 e 2010, gastou despudoradamente dinheiros públicos em despesas sumptuárias. Nesta Europa em crise, e em que diversos países passam as “passas do Algarve”, o exemplo devia vir de cima, mas afinal, como diz o ditado popular, bem prega frei Tomás!...Só em jactos particulares, foram gastos mais de 7,5 milhões de euros! Os comissários esbanjaram milhões em estadias de luxo, em joalharia famosa e até em orquestras de excelência para animarem festas privadas, para já não falar de viagens a paraísos exóticos, como Nova Guiné, Papua, Gana e Vietname. Até o nosso circunspecto compatriota Durão Barroso não se coibiu de apresentar uma conta de 28 mil euros por uma viagem de quatro dias a Nova Iorque. Enfim, os demais que apertem o cinto, se ainda o tiverem!
            Cá por casa, também vem constantemente à tona exemplos do pouco escrúpulo no uso do dinheiro dos contribuintes. É o caso da empresa pública de transportes ferroviários, que apesar de ter um prejuízo a rondar os 195 milhões de euros e uma dívida acumulada de 3.3 milhões de €, os cinco gestores da CP, (logo cinco!), não têm pejo em gastar 55 mil euros anualmente na sua frota de Mercedes. Depois é greves e mais greves e os utentes da CP que aguentem a carga e o país que pague a buchada.
            Terminado o ruído da campanha política, o país regressou à saudável normalidade e à aparente descompressão social, pelo menos para já.
            Rei morto, rei posto. Como Sócrates tinha referido que não governaria com o FMI, o povo fez-lhe a vontade e apeou-o do trono. Mas apesar do revés eleitoral, foi igual a si mesmo, qual estrela cadente em noite eleitoral. Discurso pensado, sustentado no teleponto, portanto elaborado com tempo, para agradecer aos portugueses a honra de lhe terem permitido servir Portugal e para garantir que vai “andar por aí”, certamente para depois aparecer lá para as próximas eleições presidenciais. Um actor perfeito! Também na reunião de cúpula do PS e perante os seus pares, despediu-se emocionadamente com um “eu adoro-os”, o que levou muitos dos devotos camaradas às lágrimas. São assim os bons politicantes!
            Consta que vai viver um ano sabático em Paris para estudar filosofia. Pode bem ser que a cidade da luz dê ao neófito filósofo uma visão coerente do universo e lhe traga a serena beatitude que o liberte das paixões internas e das contingências externas. Como já bebeu na noite eleitoral a cicuta da derrota, que siga as pegadas do seu homónimo grego, Sócrates, por antonomásia o filósofo, cuja divisa délfica era Conhece-te a ti mesmo e cuja condição primeira deste exame interior era o reconhecimento da própria ignorância. Porque só é sábio, aquele que sabe que nada sabe. É este o único caminho que leva ao achamento da verdade, que não é criação mental, nem habilidade dialéctica, como acontecia com a retórica dos sofistas, mas sim descoberta consistente, duradoira. Verdade que, enquanto PM, lhe passou muitas vezes ao lado.
in O Jornal de Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário