quinta-feira, 2 de junho de 2011

Flashback

FLASHBACK
Bagatelas da quinzena

            Em jeito de pastiche do poema De Tarde, de Cesário Verde, arrisco a dizer que nesta quinzena houve coisas de bagatela, que, “sem ter história nem grandeza, em todo o caso davam uma aguarela” rósea. Com efeito, num momento em que o país está entre a parede da bancarrota iminente e a espada da ajuda comunitária, há gente feliz e com muitos euros. Duas cores mimosas merecem fazer parte de tal matiz. Soube-se que um tal Rui Pedro Soares, que renunciara à administração da Portugal Telecom, em Fevereiro de 2010, onde tinha sido colocado, segundo consta, não pelas competências técnicas, mas pela cor política, recebeu a título de remuneração, por parte da operadora telefónica, a gorda maquia de 1,212 milhões de euros, sendo 648,7 milhões em jeito de indemnização. É obra! No Euromilhões, para se conseguir o estatuto de excêntrico, sempre é preciso fazer qualquer coisinha. Tem de se acertar simultaneamente nos cinco algarismos e nas duas estrelas. Bem, neste caso foi tudo muito mais fácil! Bastou acertar na estrelinha cor-de-rosa da política.
            Com outro godé de tinta contribuiu a Carris, empresa pública de transporte rodoviário da capital. Então não é, que a administração lá do sítio resolveu renovar a sua frota automóvel, com quatro carros da gama luxo, a saber, Mercedes, BMW e Audi, viaturas bem ao nível dos excelentes gestores, como o revela o “buraco” existente no orçamento, no valor de 775,5 milhões de euros. É caso para dizer, que face ao momento que o país atravessa, a administração da Carris descarrilou completamente. Escusado será dizer que os gestores que por lá andam são aqueles que têm os patins do partido do poder. E assim se pinta a aguarela da democracia…
            Para terminar, é de referir a paleta de cores e a festa de arromba que foi o congresso do PS em Matosinhos. Ao jeito hollywoodesco, conseguiu-se eclipsar a festa que anualmente se faz em honra do Senhor de Matosinhos e que é uma das romarias maiores do norte do país. E bem! Qual César Augusto, o Senhor Engenheiro merece-o, sempre foi eleito com 93,3% dos votos dos correligionários, coisa que só acontece lá para a Coreia do Norte. E para gáudio da família tonitruante, toda a oposição serviu de alimento às feras do Coliseu, a começar pela delegação social-democrata, recebida debaixo de um coro de assobios e impropérios. É assim que anfitriões bem-educados recebem os convidados.
            Coisas de bagatela, mas que em todo caso davam uma aguarela.
            Assim vai este país!
in Jornal de Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário